O bolsonarismo enfrenta um momento de definição sobre seus próximos passos no cenário político brasileiro, segundo análise de Creomar de Souza, CEO da consultoria de risco político Dharma. Ainda que esteja preso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não escolheu um sucessor – mesmo entre familiares.
Ao WW Especial, Creomar elenca, especialmente, duas alternativas para o grupo político. Segundo ele, o bolsonarismo pode “correr sozinho na campanha eleitoral, eventualmente até perdendo, mas sendo o sinônimo da direita ou de um pedaço da direita”.
Isso, ainda na visão do especialista, seria parecer “um peixe grande em uma lagoa pequena”.
Ou, então, o movimento pode “estar dentro de uma coalizão e, em algum sentido, perder poder relativo dentro dessa estrutura partidária”.
Partidos do Centrão até tentaram se aproveitar do momento de fragilidade causado pela prisão definitiva – e a tentativa de rompimento da tornozeleira – de Bolsonaro para pressionar por um nome.
O preferido segue sendo o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) — em cenário ideal, com alguém do próprio centrão de vice.
No entanto, o ex-presidente e líder do bolsonarismo seguiu sem sugerir algum nome. O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) expressou preocupação com a possibilidade de uma indicação precipitada, que seria “trair o povo”.
Creomar avalia que um elemento importante da escolha de Bolsonaro é a figura de Valdemar Costa Neto, presidente do PL. “Ele tem a chave do cofre”, aponta o cientista político.
“Valdemar tem sido capaz de controlar muitas entradas e saídas dos recursos da posse de poder do partido”, afirma o CEO da consultoria Dharma à CNN Brasil.
WW Especial
Apresentado por William Waack, o programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.
O Clube de Membros da CNN Brasil no YouTube está no ar. Faça parte e receba conteúdos especiais, bastidores e indicações do time de jornalismo da CNN. Como assinante, você terá acesso liberado à íntegra e a cortes do WW Especial, além de ter a sua pergunta respondida pelos apresentadores do Fora da Ordem. Clique aqui e participe!
source https://www.cnnbrasil.com.br/politica/bolsonarismo-enfrenta-dilema-entre-autonomia-e-coalizoes-diz-analista/