Que bolha? Mercado nega temores sobre IA e mantém otimismo; entenda

A fabricante de chips Nvidia divulgou mais um relatório de resultados financeiros impressionante neste mês.

As ações caíram mesmo assim, já que muitos investidores temem que o mercado esteja no meio de uma bolha de IA prestes a estourar.

Mas para os maiores entusiastas da IA, o relatório foi apenas mais um sinal de que o setor não vai perder fôlego tão cedo.

“Os receios de uma bolha da IA ​​são, na nossa opinião, muito exagerados”, escreveu o analista da Wedbush, Dan Ives, numa nota na semana passada.

O relatório de resultados da Nvidia “é mais um ponto de validação para a Revolução da IA ​​e, na nossa opinião, estamos no início do terceiro inning deste jogo da IA”.

A possibilidade de uma bolha da IA ​​paira sobre a indústria de tecnologia e Wall Street há anos, mas as preocupações aumentaram drasticamente este ano.

Gastos maciços em infraestrutura de IA, uma série de acordos circulares entre algumas grandes empresas de tecnologia e uma retórica aparentemente interminável sobre o potencial transformador da IA ​​– com pouco lucro para mostrar – despertaram receios de que estejamos prestes a presenciar o estouro de outra bolha semelhante à da internet.

Cerca de quarenta por cento do índice S&P 500 é agora composto por 10 empresas de tecnologia , incluindo Nvidia, Amazon, Meta, Oracle, Alphabet e Microsoft – todas elas apostando alto em uma revolução da IA.

Há muito em jogo: o estouro da bolha da internet contribuiu para a recessão de 2001 e levou o índice Nasdaq a perder mais de 75% do seu valor até o final de 2002.

Mas alguns analistas dizem que os investidores deveriam continuar investindo em IA.

Eles argumentam que há uma grande diferença entre a IA e a era da bolha da internet, quando muitas das primeiras empresas da internet não conseguiram encontrar modelos de negócios lucrativos e estáveis, com exceções notáveis ​​como Amazon e eBay.

As empresas de IA, por outro lado, já possuem modelos de negócios sólidos ou caminhos viáveis ​​para a lucratividade, argumentam eles.

“A lição da era da bolha da internet é que houve uma bolha, e ela estourou. Não acreditamos que estejamos em uma agora no setor de IA”, disse Bob Michele, diretor de investimentos e chefe do grupo global de renda fixa, moedas e commodities do JP Morgan, à CNBC na semana passada.

E a IA tem um potencial muito maior para gerar lucro, disse Ravi Mhatre, cofundador da Lightspeed Venture Partners, à CNN Internacional. A LSVP é uma das principais investidoras da empresa de IA Anthropic.

“A escala do crescimento da receita que está ocorrendo neste ciclo é exponencialmente maior do que nos ciclos anteriores”, disse ele.

Os rápidos avanços nos modelos de IA também significam que mais aplicações para a tecnologia estão surgindo regularmente, disse Mhatre.

As empresas de tecnologia já estão observando um aumento na demanda por serviços em nuvem e ganhos de produtividade, especialmente em áreas como programação e publicidade. E existem muitos mercados em crescimento voltados para o consumidor — a ChatGPT, por exemplo, adicionou recentemente uma nova ferramenta para ajudar os compradores a pesquisar produtos. Mas se esse crescimento superará os custos, principalmente para empresas menores, ainda é uma grande incógnita.

Alguns investidores acreditam que a indústria de IA está no início de um “superciclo” de uma década (ou mais) de inovação, investimento e receita. Isso poderia significar uma economia global dominada e fundamentalmente transformada pela IA, afirmam eles.

“Tendo a acreditar que o superciclo da IA ​​é real, que terá um impacto bastante profundo na economia, mas é preciso levar em conta toda a gama de resultados possíveis ao precificarmos essas coisas”, disse Marta Norton, estrategista-chefe de investimentos da Empower, à Bloomberg Television na semana passada.

Mhatre afirmou que existe uma bolha, pois uma onda de investimentos está buscando um impulso que pode não se provar bem-sucedido. Mas o próprio setor pode não estar em uma bolha.

“Acredito que ambas as afirmações sejam verdadeiras. Estamos em um ciclo de hype”, disse Mhatre. “Por outro lado, essa escala e velocidade com que o valor está sendo criado também são radicalmente diferentes dos ciclos anteriores, nos quais o tempo necessário para que as pessoas desenvolvessem a tecnologia e a difundissem era maior.”

IA, clima e demografia devem gerar 78 mi de novos empregos até 2030



source https://www.cnnbrasil.com.br/economia/mercado/que-bolha-mercado-nega-temores-sobre-ia-e-mantem-otimismo-entenda/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato