A cobrança de pedágio no sistema Free Flow (Fluxo Livre) começou a funcionar neste sábado (6) no trecho da Região Metropolitana de São Paulo da Rodovia Presidente Dutra. Durante o Agora CNN, o analista de economia Fernando Nakagawa explica que o novo modelo já é adotado em todo o território dos Estados Unidos e permite a cobrança de tarifa de acordo com o trecho percorrido pelos motoristas nas pistas expressas, sem a necessidade de parar em cabines de pedágio.
O novo sistema abrange 27 quilômetros entre a cidade de Arujá e a capital paulista, com 21 pórticos instalados ao longo do percurso. As estruturas metálicas são equipadas com câmeras que fazem a leitura das placas dos veículos e sensores que identificam as tags de pedágio eletrônico.
As tarifas do Free Flow variam conforme o trecho percorrido, o dia e o horário. Além disso, a cobrança ocorre apenas nas pistas expressas. Motoristas que utilizam as pistas locais estão isentos de pagamento.
O analista explica que o sistema já é utilizado em outros estados do Brasil, como na Rodovia Rio-Santos, e é uma tendência mundial. “É o jeito que os gringos pagam pedágio”, diz.
Como funciona o pagamento
Os motoristas que passarem pelos pórticos têm 30 dias para efetuar o pagamento através do site da concessionária CCR RioSP. Para isso, é necessário acessar o portal e informar o número da placa do veículo. Para motoristas que possuem tag de pedágio eletrônico, a cobrança é realizada automaticamente, com direito a desconto. Há também benefícios para moradores das cidades da região e para usuários frequentes.
Caso o pagamento não seja realizado no prazo estipulado, o proprietário do veículo estará sujeito a uma multa de R$ 195,23 e receberá cinco pontos na carteira de habilitação. A penalidade é aplicada ao dono do carro, uma vez que o sistema não identifica quem estava dirigindo no momento da passagem.
Apesar dos benefícios, a implementação do sistema enfrenta resistência. As prefeituras da região leste da Grande São Paulo têm manifestado insatisfação com o novo modelo de cobrança, e a questão já passou por decisões judiciais favoráveis e contrárias, mas a operação foi mantida e iniciada conforme o cronograma previsto.
source https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/analise-sistema-free-flow-em-pedagios-ja-e-usado-nos-estados-unidos/