O Conselho de Ética da Câmara deve dar andamento nos próximos dias aos processos contra parlamentares que participaram de motim no plenário da Casa. Em duas sessões marcadas para esta semana, o colegiado planeja ouvir testemunhas e parlamentares alvos das representações.
O colegiado analisa a conduta dos parlamentares durante a manifestação que bloqueou os trabalhos do plenário por mais de 30 horas em protesto à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Por recomendação da Corregedoria da Câmara e decisão da Mesa Diretora da Casa, foram encaminhadas ao colegiado representações contra três parlamentares: Marcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC). A medida resultou na abertura de processos disciplinares.
Em reunião marcada para a próxima terça-feira (9), está confirmada a oitiva de testemunha indicada por Pollon, o deputado Coronel Meira (PL-PE), além do depoimento do deputado Zé Trovão, que é um dos alvos de representação.
O Conselho de Ética ainda tem em vista a oitiva dos outros representados e demais testemunhas. As ações pedem a suspensão temporária dos mandatos dos parlamentares pela ocupação do plenário da Casa no início de agosto.
Os congressistas foram alvo de representações enviadas pela Mesa Diretora, após recomendação do corregedor da Câmara, deputado Diego Coronel (PSD-BA).
Marcos Pollon é alvo de duas ações: uma de suspensão por 90 dias por declarações difamatórias contra o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) e uma de 30 dias pela obstrução à cadeira de presidente.
Van Hattem e Zé Trovão também foram alvo de ação para a suspensão do mandato por 30 dias por terem impedido Hugo Motta de assumir a presidência.
source https://www.cnnbrasil.com.br/politica/conselho-de-etica-colhe-depoimentos-e-processos-do-motim-devem-avancar/