Operando em São Paulo desde 2010, a Linha 4-Amarela é conhecida pela operação autônoma, como em um filme futurista, não há necessidade de condutor.
Mas o que acontece se algum sistema dá uma pane ou outro tipo de problema? Quem vai conduzir? A resposta é: os próprios seguranças da estação. Os agente são treinados e habilitados para conduzir o trem em qualquer necessidade.
Em situações normais, toda operação é automatizada e supervisionada pelo CCO (Centro de Controle Operacional), onde funcionários observam todas as onze estações. No sistema é possível observar todo fluxo de energia, movimentação da população e ocupações dos trilhos.
Veja imagens do Centro de Controle Operacional;
É o mesmo segurança que vai atuar contra comércio irregular, que vai atender um cliente em mal súbito, que vai atuar em qualquer ocorrência de segurança pública. Ele também é treinado para poder conduzir o trem. Ele faz esse papel de condutor em situações de crise, ele está preparado para isso.
Nathália Martins, gerente-executiva de Atendimento das linhas 4-Amarela e 5-Lilás
Todos os funcionários do metrô que são habilitados para poder conduzir os vagões em alguma situação, precisam obrigatoriamente a fazer um teste do bafômetro ao chegarem na estação.
Metrô 24 horas: 13,8 mil passageiros foram registrados na madrugada em SP – apenas linhas públicas operam de madrugada; iniciativa privada ainda sem previsão
Outras linhas
Em outras linhas, por exemplo, a 5-Lílas, que faz parte do mesmo grupo da iniciativa privada (ViaMobilidade, empresa do grupo Motiva), opera com condutor, já que é uma linha mais antiga e com outra tecnologia nos vagões, que impossibilita uma comunicação direta dos passageiros com a central, passando obrigatoriamente pela cabine.
Mas na Lilás também existe uma central de operações similar a da Linha 4-Amarela, em que operadores dão auxílio ao condutor, para qualquer tipo de situação.
source https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/quem-e-o-condutor-do-metro-da-linha-amarela-sem-cabine-em-sp/