O Grande Debate: Há espaço para uma terceira via nas eleições de 2026?

O comentarista José Eduardo Cardozo e a jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos discutiram, nesta sexta-feira (30), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se há espaço para uma terceira via nas eleições de 2026.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em empate técnico com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em eventuais disputas de segundo turno na eleição de 2026, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado na quinta-feira (29).

Na opinião de Cardozo, a polarização política deve se manter em um grau similar ao da eleição anterior.

“Há uma série de causas que explicam isso. A verdade é que não houve nenhum credenciamento político que levasse à superação desse cenário”, disse.

“Não acho que exista mais tempo político suficiente para o surgimento de alguém, de algum líder, de algum partido, ou de alguma perspectiva que pudesse ocupar o espaço e abrir uma brecha nesses dois polos”, prosseguiu

“Setores à direita até com certa dimensão democrática por pragmatismo se aliam com Flávio Bolsonaro. Setores à esquerda que discordam do PT também não querem ter seu nome associado àqueles que tentaram um golpe de Estado no Brasil, então se somam a Lula. Por tanto não acho que exista mais, nestas eleições, espaço para uma terceira via”, concluiu Cardozo.

Ana Amélia avalia que as pesquisas têm mostrado a manutenção da polarização, mesmo com as tentativas do PSD de criar uma terceira via.

“O fato é que as pesquisas têm mostrado essa tendência de manutenção da polarização, talvez por isso, o próprio presidente Lula queira ter Flávio Bolsonaro como adversário, por encarnar o antagonismo ao seu governo”, disse.

“Gilberto Kassab tomou a iniciativa de tentar furar essa bolha e trouxe três nomes, com a filiação de Ronaldo Caiado para uma disputa à sucessão presidencial, porém Caiado é identificado com o bolsonarismo. Ratinho Junior, também é eleitor de Bolsonaro e Eduardo Leite, que fica mais ao centro do que ao bolsonarismo”, cita.

“Mesmo com essa tentativa de uma terceira via, alguns acontecimentos, alguns fatos raramente terão a capacidade de mudar este cenário, que tudo indica, continuará polarizado entre a esquerda e a direita” concluiu.



source https://www.cnnbrasil.com.br/politica/o-grande-debate-ha-espaco-para-uma-terceira-via-nas-eleicoes-de-2026/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato